Rede Wi-fi
Uma rede sem fio usa ondas de rádio, da mesma forma que os telefones celulares, televisões e rádio. Na verdade, a comunicação ao longo da rede sem fio é muito parecida com a comunicação de rádio emissor-receptor. Aqui está o que acontece:
- o adaptador sem fio para computador traduz os dados na forma de um sinal de rádio e os transmite usando uma antena.
- o roteador sem fio recebe o sinal e o decodifica. Ele envia a informação para a Internet usando uma conexão física Ethernet com fios.
O processo também funciona ao contrário, com o roteador recebendo informação da Internet, traduzindo-a na forma de sinal de rádio e enviando-a para o adaptador sem fio do computador.
Contanto que tenham adaptadores sem fio, vários dispositivos podem usar um roteador para se conectar à Internet. Esta conexão é conveniente, virtualmente invisível e bem confiável. Contudo, se o roteador falhar ou se pessoas demais tentarem usar aplicativos ao mesmo tempo, os usuários podem sofrer interferências ou perder suas conexões.
Aplicabilidade:
É possível ter acesso a internet rápido a internet sem necessitar de linhas de telefones, instalações, cabos e etc, tornando o acesso a internet mais fácil e disponível.
Rede WiMAX
(Worldwide Interoperability for Microwave Access) é uma das telecomunicações protocolo que fornece acesso fixo e totalmente móvel à Internet. Trata-se de uma tecnologia baseada em padrões que permitem a entrega de última milha de acesso de banda larga sem fio como uma alternativa ao cabo e DSL. Em termos práticos, o WiMAX funcionaria como o WiFi, mas em velocidades mais altas, em distâncias maiores e para um número maior de usuários. O passo final na escala de rede é a rede global (GAN). A GAN na verdade seria um trabalho muito parecido com as redes de telefonia celular de hoje, os usuários seriam capazes de viajar por todo o país e ainda ter acesso à rede o tempo todo. Esta rede deverá ter largura de banda suficiente para oferecer acesso à Internet comparável ao serviço de cabo e modem, mas não seria acessível para celulares.
Um sistema WiMAX consiste em duas partes:
- Uma torre WiMAX, parecida em seu conceito com a torre de telefone celular - uma única torre WiMAX pode fornecer cobertura para uma área muito grande.
- Um receptor WiMAX - o receptor e a antena ou poderiam ser integrados ao laptop como o WiFi o é hoje.
Uma torre WiMAX pode se conectar diretamente à Internet usando uma banda larga, conexão com fio (por exemplo, uma linha T3). Ele também pode se conectar a outra torre WiMAX usando uma linha de visão, link de microondas. Essa conexão com uma segunda torre, junto com a habilidade de uma única torre de cobrir até 3.000 quilômetros quadrados, é o que permite ao WiMAX fornecer cobertura a áreas remotas.
Aplicabilidade:
- A rede WiMAX da cidade, de propriedade municipal para substituir ou reforçar a infra-estrutura de telecomunicações existente.
- A cidade de propriedade pública ou rede WiMAX para uso municipal, comerciais e residenciais.
- A rede WiMAX privada ou cooperativa de propriedade e operados que a cidade oferece suporte através da compra de serviços, através da promoção ou qualquer outro meio.
Rede wimesh
Mesh são "redes em malha sem fio auto-configuráveis que interconectam um conjunto de nós fixos capazes de rotear pacotes entre si". Geralmente os nós e roteadores de redes WiMesh utilizam a tecnologia 802.11 em modo Ad-hoc, onde os nós de acesso se comunicam sem a necessidade de um AP central controlando toda a comunicação, criando asim uma malha de dados sem fio com custo de implantação reduzido devido à não necessidade de prévia implantação de uma infraestrutura.O modo Ad-hoc é interessante pelo fato de não necessitar da implantação prévia de uma infra-estrutura, característica muito interessante em casos de desastres naturais e operações de guerra, sendo este última o motivo principal da criação destas redes. As redes WiMesh são um exemplo de utilização de redes Adhoc, onde os AP’s comunicam entre si neste modo formando uma malha através da união de seus BSS formando um extenso ESS (Extended Service Set), que é uma rede de AP’s conectados entre si.
Controle de Acesso
O sistema de controle de acesso distribuído ao meio utilizado nas redes WiMesh é o CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance), o mesmo utilizado por redes WiFi tradicionais, onde os dispositivos esperam um canal de transmissão limpo para evitar colisões. Depois de cada transmissão a rede entra em um modo onde as estações só podem começar a transmitir em canais a ela préalocados.
Ao terminar a transmissão, a primeira estação com espaço alocado tem o direito de transmitir com mínimas probabilidades de colisão. Se não transmitir, o direito passa a estação para a segunda estação com espaço alocado.
Topologia
Em uma rede WiFi tradicional (Fig. 1) temos um ponto de acesso ligado à internet que oferece conectividade aos dispositivos que estão na área coberta pelo sinal (BSS).
uma solução utilizando redes WiMesh (Fig. 2) temos um roteador WiMesh (ou mais) ligado à internet e vários outros roteadores espalhados por toda área de cobertura, que comunicam entre si até encontrarem a melhor rota de saída para a internet ou para alcançar outros host da rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário